M ó d u l o   4 :
O Reino da Luz

Havia um grande rei que criou o Reino da luz. Ele era amado por todos porque se sacrificou para derrotar os inimigos do povo, o Pecado e a Morte, que tinha amaldiçoado a Terra com a escuridão. As pessoas passavam os dias da suas vidas ensinando e cantando sobre as maravilhas realizadas pelo seu rei e servindo uns aos outros com amizade e amor.

Certo dia esse rei anunciou que iria partir em uma longa jornada. Ele ajuntou seus seguidores e os desafiou a expandirem o seu reino às outras nações do mundo, enquanto ele estava ausente. Eles deviam ir a todas as nações que o Pecado e a Morte tinha sido derrotados e deviam convidar as pessoas a se unirem ao Reino da Luz. O rei deu a eles seu anel, para que pudessem ir em seu nome e autoridade para realizar o trabalho que tinham que fazer. Ele os abençoou com presentes de tempo, talento e tesouros. Então ele partiu prometendo voltar quando eles completassem a tarefa para levá-los a um reino melhor ainda do que existia.

Alguns dos seguidores do rei saíram para realizar a tarefa dada a eles, usaram seus dons para trazer muitas pessoas de outros nações para o Reino da Luz. Porém, alguns dos seguidores do rei, ficarem tão encantados com seus dons que foram egoístas e mantiveram os dons só para si mesmos. Outros seguidores ficaram com medo ou eram simplesmente preguiçosos e não fizeram nada. Alguns seguidores não gostaram das outras nações que conheceram e nem queriam que elas fizessem parte do Reino da Luz. Outros tornaram-se apáticos acreditando que o rei nunca voltaria, e usaram seus dons de uma maneira tola.

Muitos anos depois, quando o Reino expandiu-se e incluiu pessoas de todas as partes do mundo, o rei voltou, como disse que viria. Ele separou seu seguidores, daqueles que não aceitaram o seu convite de entrar no Reino da Luz. Aqueles que o rejeitaram foram jogados na escuridão para sempre. Depois seus seguidores foram chamados diante do trono dele para prestarem contas de como tinham usado os dons que tinha lhes dado enquanto ele estava ausente.

Foi um dia que nunca seria repetido na história do Reino. Foi “startling”. Daqueles que receberam mais dons, se esperava mais resultados. Aqueles que não usaram seus dons com sabedoria choravam amargamente enquanto seus dons eram dados a outros. Aqueles que foram fiéis receberam mais ainda. Aqueles que trabalharam para expandir o Reino da Luz receberam grandes recompensas e autoridade no novo Reino.

Mais uma vez as pessoas passavam seus dias ensinando e cantando sobre as maravilhas realizadas por seu rei e servindo uns aos outros com amizade e amor. A era da expansão tinha chegado ao fim. O Reino da Luz fora estabelecido para sempre.

“Vocês, porém são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (I Pedro 2:9)

Reflexão pessoal: Por sermos seguidores dEle, Jesus quer que proclamemos o Evangelho a todos que estão ao nosso redor. Você é parte da raça escolhida, e Deus o criou para um propósito e um destino. Pense sobre os três dons que Deus lhe deu: tempo, talento, e tesouro. Você já os usou para expandir o “Reino da Luz” àqueles que estão perdidos nas trevas? Quais são as maneiras que você poderia usálos futuramente?

A. Nosso “Ajudante” – o Grande Presente

Vamos voltar no tempo para relembrarmos das últimas palavras que Jesus disse antes de partir. Ele nos mandou levar as Boas Novas para o mundo todo, mas Ele certamente não nos abandonou nessa tarefa. Ele nos deixou outro presente - um grande presente.

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” (Atos 1:8)

Jesus nos mandou um “ajudante,” o Espírito Santo. Deus nos prometeu que o Espírito Santo nos ajudará na Grande Comissão e promete que Ele sempre estará conosco.

“…E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28:20)


Muitas vezes podemos nos sentir pequenos perto da tarefa dada a nós - especialmente quando há 10.000 grupos étnicos sem igreja. Mas Ele está conosco. Não estamos sozinhos.

“Não fui Eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (Josué 1:9)

Em Atos 1:8, Jesus menciona aos seus discípulos, diversas regiões , como Jerusalém, Judéia, Samaria, e a parte mais remota da terra, onde esses deveriam trabalhar. Hoje podemos entender esses lugares da seguinte maneira:

                Jerusalém = sua cidade natal ou cidade onde você mora atualmente
                
Judéia = sua própria cultura ou grupo de pessoas
                Samaria =
uma cultura ou grupo com os quais seu grupo
tem conflitos
   
             Parte remota da terra = qualquer local onde Jesus ainda
não é conhecido
   
             (Romanos 15:20)

Note que Jesus não disse, “Vá a Jerusalém primeiro, depois trabalhem na Judéia, e então na Samaria, e finalmente, se tiver tempo, vá o mais longe que puder e fale às pessoas sobre mim.” Ao contrário, sua intenção é que nós nos envolvamos com as quatro áreas ao mesmo tempo. Você pode expandir o reino de Deus em sua cidade natal em sua cultura, em uma cultura diferente, e entre os grupos não-alcançados. A maioria de nós tem oportunidades de trabalhar com um ministério perto de casa, e isto é bom; porém não podemos nos esquecer dos mais necessitados – as pessoas não-alcançadas que não têm igrejas, ou a oportunidade de ouvir o evangelho, e que muitas vezes não têm a Bíblia.

B. Superando os Obstáculos Pessoais

Quando Deus apareceu a Moisés e o chamou, Moisés usou várias desculpas para não obedecer a Deus. O medo e a insegurança eram obstáculos na mente de Moisés, que o impediriam de atingir os propósitos que Deus tinha para a vida dele. Mas Deus respondeu a cada uma das desculpas de Moisés e aumentou a fé dele - não só uma, mas várias vezes. Deus estava com Moisés, Ele lhe deu autoridade e pessoas para trabalharem com ele.

Atividade: Ligue cada personagem Bíblico ao obstáculo que Deus o ajudou superar:

1. Sara (Gênesis 18:12-14) __

2. Jonas (Jonas 1:1-3) __

3. Davi (I Samuel 17:33) __

4. Marcos (Atos 15:37,38) __

5. Gideão (Juízes 6:27) __

6. Elias (I Reis 19:2-3 a) __

a. Foi rejeitado por um líder

b. Medo do que os outros pensavam

c. Relutância em obedecer

d. Medo e preservação pessoal

e. Falta de fé

f. Juventude

As nossas fraquezas não impedem Deus de agir. De fato, Ele é mais glorificado através das nossas fraquezas do que através da nossa força. Como seres humanos, geralmente atribuímos o que conquistamos às nossas forças. Mas quando não podemos mais usar nossas habilidades, ficamos face a face com nossas fraquezas, e dependemos de Deus. Na verdade, é nos momentos que nos sentimos tolos e fracos, que Deus irá realizar feitos maravilhosos através de nós.

“Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13)

C. Faça Diferença

Deus te fez para uma propósito único. O tempo, talento e tesouro que você tem podem ser usados para “afetar” os não-alcançados.

Decida como você irá envolver-se na expansão do reino de Deus. Talvez você já tenha escolhido um grupo, pois sente o chamado para ajudar essas pessoas não-alcançadas. Se não, faça isto primeiro (veja o Módulo 3 deste estudo).

A seguir há uma lista de algumas maneiras que você pode participar do plano eterno de Deus. Deus também te dará outras formas criativas de participar. Ore, enquanto você considera cada uma dessas opções, e deixe Deus mostrar o plano que Ele tem para você. Se a sua igreja estiver adotando um grupo não-alcançado, então se comprometa a fazer todas as opções e encoraje cada membro da igreja a participar também.

1. Pesquisa e Oração. Conheça o seu grupo de pessoas não-alcançadas através da pesquisa. Consiga informações de bibliotecas e da internet, se puder. Torne-se um “expert” na cultura, costumes e crenças deles. Sempre ore pelo seu grupo.

Durante vários anos Sunita estudou sobre os tibetanos das Altas Montanhas, e orou por eles. Ela pediu a Deus que mandasse trabalhadores para começarem novas igrejas entre este grupo não-alcançado. Mas ela sabia pouco do papel que teria na resposta a sua oração. Um dos amigos de Sunita iria viajar para as Montanhas do Himalaia e procurou um tradutor tibetano. Como não foi capaz de encontrar um, partiu sozinho. No avião, quem sentou ao seu lado? O tradutor que procurava! Foi Deus que o colocou naquele avião! Os dois tornaram-se amigos e descobriram que o tibetano era cristão. Quando Sunita conheceu esse homem, ela sabia que ele era a resposta para as suas orações - e ele era. Depois de fazer o curso de treinamento

indicado por Sunita, esse homem tibetano começou a trabalhar com esse grupo e agora uma igreja está sendo formada nessas montanhas remotas. Pessoas budistas, agora conhecem a Jesus, porque Sunita pesquisou e orou.

2. Dando. Dê seus recursos pessoais. A Bíblia diz que onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração (Mateus 6:21). A quantidade dada não é tão importante quanto o seu compromisso de estar envolvido no plano eterno de Deus. Procure saber o que o seu grupo adotado precisa.

A paixão de Kari é compartilhar as Boas Novas de Jesus com as pessoas do seu próprio grupo hindu. Depois de levar alguns amigos ao Senhor, todos eles saíram pelas vilas vizinhas pregando o Evangelho. Às vezes Kari sentia-se desencorajado porque não tinha Bíblias ou material evangelístico para dar às pessoas hindus que estavam interessadas no que dizia.

Uma igreja de outro país ouviu falar sobre o trabalho de Kari e decidiu darlhe uma oferta financeira para ajudarlhe bem como a sua equipe a alcançar esse grupo. O dinheiro ajudou muito, pois puderam comprar o material que precisavam. Kari continuou a construir a igreja. Essa igreja originou outras três em vilas vizinhas. As pessoas hindus agora conhecem a Jesus, porque uma igreja de outro país ofertou.

“…Cada um de vocês trará uma dádiva, conforme as bênçãos recebidas do Senhor, o seu Deus.” (Deuteronômio 16:17)

3. Indo a uma viagem temporária. Conheça o seu grupo visitando-os. Organize uma viagem temporária, para você ou um grupo de pessoas, parar ir ao seu grupo étnico adotado. Essas viagens podem durar de uma semana a um ano. Comece conversando com missionários de campo que trabalham com o seu grupo adotado. Pergunte a eles como você poderia ajudar. Se não souberem, talvez você possa achar como. Às vezes os missionários de campo não podem hospedar estrangeiros, pois isto poderia atrapalhar a morada deles no local. Porém, pode haver outros lugares onde pessoas do seu grupo migram ou moram como refugiados, e onde seriam mais receptivas a estrangeiros e ao Evangelho. Há várias possibilidades de envolvimento em uma viagem temporária, como construção, evangelismo, oração, e também algumas pessoas podem levar remédios, ensinar, etc.

Em uma viagem temporária ao grupo Zhuang na China, Maelee foi à casa de um idoso (de um só cômodo) e testemunhou para ele. O homem humilde aceitou Jesus Cristo como seu Salvador pessoal naquele dia, e essa adolescente de uma igreja cristã de Hong Kong foi usada por Deus. Meses depois esse homem escreveu a Maelee convidando-a para visitá-lo. Quando ela chegou, mais de 70 membros da família dele estavam esperando por ela para ouvirem a mensagem que tinha mudado a vida do avô deles. Todos eles aceitaram a Cristo. Aquele homem agora é um idoso que pertence a uma igreja com mais de 1.000 membros e ele treina jovens evangelistas para irem começar novas igrejas. Pessoas chinesas agora conhecem a Jesus porque Maelee foi a uma viagem temporária.

“Peçam, pois, ao Senhor da colheita, que envie trabalhadores para a sua colheita” (Mateus 9:38)

4. Patrocinando. Exponha a sua visão e ajude outros a se envolverem - seu pastor, sua igreja, seu amigos, grupo de oração, etc. Você pode usar esse estudo sobre “Impacto na Eternidade” para inspirar outras pessoas a ajudarem os grupos não-alcançados. Faça folhetos com informações e guias de oração para inspirar orações. Levante fundos para conseguir material evangelístico, ajudar na tradução da Bíblia, e também em outros projetos feitos para alcançar o seu grupo. Descubra se há uma “união” de cristãos, que também se comprometeu a alcançar o seu grupo, e juntese a eles.

Trevor é um cidadão de um pequeno país localizado na América Central. Ele se comprometeu a ser o patrocinador de um grupo étnico muçulmano no oeste da África. Ele falou sobre esse grupo a outras pessoas, e elas começaram a orar e a fazer doações. Ele conversou com pastores e convenceu 15 igrejas de seu país a adotarem esse mesmo grupo! Então, cada igreja também começou a patrocinar o grupo. Oraram, levantaram fundos, e chamaram pessoas para irem até lá. Quatro anos depois a primeira equipe missionária foi mandada a esse grupo étnico do oeste da África. Pessoas muçulmanas conhecem a Jesus porque Trevor intercedeu por elas.

“Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum.” (Ezequiel 22:30)

Encontre no final deste curso um “Guia” que lhe ajudará ensinar esse estudo, sobre “Impacto na Eternidade” a outros.

5. Indo como um Missionário. Talvez você sinta que Deus está lhe chamando para ser um missionário. Converse com seu pastor sobre isso e comece a procurar trabalhos entre o seu grupo adotado. Escreva às missões que estão trabalhando com esse grupo e pergunte o que deve fazer para unir-se ao trabalho lá. Talvez você possa viajar sozinho e conhecê-los. Há vários trabalhos que um missionário pode realizar, com administração, cuidar da saúde, cuidar de crianças, ou até criar gado. Cada trabalho requer habilidades diferentes. Por exemplo, se você estivesse envolvido no treinamento de líderes ou discípulos, teria que ter conhecimento da Bíblia, e talvez pudesse fazer um curso especializado nisso. Descubra que tipo de treinamento você precisa, e depois faça os seus planos.

Daniel e Fátima, um jovem casal brasileiro, ouviu falar sobre uma tribo animista nãoalcançada na Bacia Amazônica e decidiram tomar uma atitude. Eles oraram e conversaram com o pastor deles e com uma missão. Depois decidiram falar à tribo Baniwa sobre Jesus. Muitos anos se passaram, enquanto eles aprendiam a língua e os costumes da tribo, e falavam a eles sobre as palavras de Deus. Por quase 10 anos ninguém se converteu.

Fátima estava tendo uma gravidez complicada, então o casal decidiu que ela deveria sair da aldeia para poder ficar mais perto de um hospital. Enquanto ela estava longe, ela sentiu que Deus queria que ela voltasse para a tribo, então

voltou, mesmo enfrentando dificuldades. Quando chegou, ela contou ao seu marido (que ficou surpreso ao vê-la voltar ainda grávida) que Deus lhe havia dito que algo estava preste a acontecer na tribo Baniwa. Fátima explicou a Daniel, “Depois de trabalhar aqui 10 anos, não vou perder isto!”

Dentro de uma semana quase a aldeia toda aceitou a Jesus. Pessoas animistas conhecem a Jesus porque Fátima e Daniel se tornaram missionários.

“Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: ‘Quem enviarei? Quem irá por nós?’ E eu respondi: ‘Eis me aqui. Envia-me!’” (Isaías 6:8)


6. Ajude os missionários de campo. Poucas pessoas tornam
se missionários de campo, mas essas precisam de várias outras que ficam em “casa” para ajudá-las a se manterem no campo. Isto cria várias formas de envolvimento. Você pode orar pelos pedidos dos missionários e pela situação financeira deles. Você pode

providenciar ajuda de comunicação, mandando as cartas circulares do missionário.

Outra forma é mandando bilhetes ou presentes, aos missionários e também ajudá-los com outras necessidades. E além disto, quando eles estiverem de volta em casa você pode oferecer-lhes sua hospitalidade e amizade.

Os missionários de campo e aqueles que os ajudam estão na mesma equipe. Trabalham juntos para alcançar os que não conhecem a Jesus e começam igrejas onde não há nenhuma. Indo ou ajudando outros irem, Deus o usará nas áreas onde for preciso.

Por mais de 20 anos, Vernon escreve cartas encorajando missionários cristãos. Ele lhes remete jornais, fotos, e boletins de igrejas. Quando os missionários voltam para casa, ele liga para eles, os leva para jantar, e vê se pode ajudá-los com alguma necessidade. Ele já deu ferramentas da sua própria oficina para os missionários. O amor e a bondade dele ajudam os missionários terem ânimo para

continuarem o trabalho. Pessoas não-alcançadas conhecem Jesus porque Vernon ajuda os missionários a continuarem o trabalho.

“A parte de quem ficou com a bagagem era a mesma de quem foi à batalha.” (I Samuel 30:24)

“Porque ‘todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo’. Como, pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?” (Romanos 10:13-15)

D. Sua Herança e a Volta de Jesus

“Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.” (Salmo 2:8)

Atividade: Sonhe com o seu envolvimento em missões. Peça ao Senhor que te mostre a vontade dEle para o seu grupo adotado e se comprometa a agir. Com ajuda do Espírito Santo você poderá impactar esse grupo para a eternidade. Anote o que Deus lhe mostrar.

Decidir quais serão seus objetivos pessoais lhe ajudará a agir. Pense no que você pode fazer agora. Comece com alguns objetivos pessoais nas áreas de oração, de estudos, de doações, ou até de ir ao grupo. Use o que está escrito abaixo para lhe dar idéias e depois escreva o seu próprio plano de ação.

Idéias para um plano de ação:
Vou me comprometer com um grupo não-alcançado.
Irei aprender mais sobre esse grupo pesquisando em bibliotecas
ou na internet.
Se já houver uma “aliança” de pessoas trabalhando com
o grupo irei avisá-los sobre o meu interesse.
Irei orar___ minutos por dia pelos grupos não-alcançados.
Irei doar____ do meu salário para as missões todo mês.
Encontrarei missionários que trabalhem entre o grupo que
adotei e lhes mandarei um cartão.

Jesus partiu e nos incumbiu a tarefa de pregar as Boas Novas a todas as pessoas do mundo. E Ele “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1Timóteo 2:4) Quando todos os propósitos de Deus forem alcançados, Jesus voltará à Terra.

E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:14

Aqueles que amam a Jesus irão obedecer ao seu comando e compartilharão as Boas Novas enquanto esperam ansiosamente a sua volta.

Ore: Querido Jesus, obrigado por ter morrido pelos pecados do mundo todo - de toda cultura e grupo de pessoas. Eu entrego minha vida a Ti e ao Teu plano para as nações. Dê-me um amor especial por um grupo não-alcançado onde possa me envolver pessoalmente. Estou disposto a orar, doar, ir, e pregar o Evangelho como o Senhor me guiar. Ajude-me a usar a minha vida para fazer um impacto na eternidade. Amém.