M ó d u l o   3 :
Estratégia da “Ilha de Ovelhas”

“Em um sonho eu estava em uma ilha – ilha das ovelhas. A ilha estava cheia de ovelhas perdidas. Logo descobri que a floresta do outro lado da ilha estava pegando fogo. Parecia que todos estavam destinados à destruição, ao menos que houvesse uma maneira de escapar. Existiam vários mapas falsificados da ilha, mas eu tinha uma cópia original e descobri que havia uma ponte que levava à terra firme, uma ponte estreita, diziam que foi construída por um alto preço.”

“Disseram-me que meu trabalho era ajudar as ovelhas a atravessarem a ponte. Eu vi muitos pastores cuidando das ovelhas que foram encontradas e procurando ajudar as outras que estavam perto da ponte. Mas a maior parte das ovelhas estava longe e poucos eram os pastores que as procuravam. As ovelhas perto do fogo sabiam que estavam em perigo, e estavam com medo; as que estavam longe do fogo pastavam em paz, aproveitando a vida.

“Vi dois pastores perto da ponte cochichando e rindo. Eu cheguei mais perto para ouvir porque estavam tão alegres em uma situação dessas. ‘Talvez o abismo seja mais estreito em alguns lugares, e pelo menos assim as ovelhas mais fortes terão uma oportunidade de se salvarem’, disse um deles. ‘Talvez a correnteza seja fraca e o rio raso. Aí, pelo menos as ovelhas corajosas vão poder atravessar’. Então o outro respondeu: ‘Pode ser, e não seria maravilhosa se isso nem for uma ilha, mas uma península e se multidões de ovelhas já estiverem a salvo? Certamente o proprietário iria fazer outras passagens’. E eles relaxaram e foram fazer outras coisas”.

“Comecei a pensar sobre as teorias deles: Por que o proprietário iria gastar tanto com a construção da ponte, sendo ela tão estreita, que muitas das ovelhas se recusavam a passar por ela mesmo quando a encontravam? Na verdade, se houvesse uma forma mais fácil de salvar mais ovelhas, a construção da ponte seria um desperdício. E se não for uma ilha mesmo, o que impedirá o fogo de chegar ao continente e destruir tudo? Enquanto eu pensava nessas coisas ouvi uma voz atrás de mim dizendo, ‘Há melhor razão do que na lógica, meu amigo. A lógica sozinha pode te levar por qualquer desses caminhos. Olhe para o seu mapa.’”

“No mapa vi uma ponte, vi uma citação do pastor Pedro: ‘Pois não há salvação em nenhum outro, pois não há nenhuma outra forma de levar as ovelhas da ilha para o continente.’ E então vi, cravado na ponte, ‘Eu sou a ponte. Nenhuma ovelha pode ser salva se não for por mim.’

[“Sheep Island”, usado com permissão, McQuilkin,Robertson; The Great Omision, copyright 1984, Gabriel Resources OM Literature, P.O. Box 1047,129 Mobilization Road, Waynesboro,Ga 30830]

Todos os dias 50.000 pessoas morrem sem nunca ter tido a oportunidade de conhecer a Jesus Cristo. Essas são as “ovelhas” que vivem longe da “ponte”; são os grupos étnicos não-alcançados. Levá-los para onde é seguro é uma tarefa difícil. Nós temos os recursos; conhecemos as necessidades; mesmo assim, eles ainda esperam por nós.

Jesus disse, “Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?” (Lucas 15:4)

Reflexão pessoal: Pense sobre suas próprias atitudes em relação aos não-alcançados. Talvez você não estivesse ciente do grande número de pessoas perdidas no mundo. Talvez você tivesse uma idéia, mas se preocupou com sua própria vida e não fez nada para mudar a situação. Talvez você queira se envolver, mas não sabia como. Ou talvez você já está fazendo algo e gostaria de fazer mais. Agora considere a possibilidade de se envolver em levar o evangelho para as pessoas não-alcançadas.

Oração:
Senhor, Tu és o grande Pastor. Tu me mostraste claramente
a importância de deixar 99 ovelhas que estão a salvo, do outro lado da ponte, para resgatar uma que está em perigo. Por favor, enche-me com a vontade urgente de pregar para aqueles que estão longe do Teu reino. Mostreme como Tu queres que eu me envolva para guiá-los à segurança eterna. Amém.

A. Comprometa-se com um Rebanho Nãoalcançado

Há 10.000 grupos nãoalcançados no mundo hoje. Você pode se unir a outras pessoas para alcançar pelo menos um desses grupos. O compromisso de levar o reino de Deus para um determinado grupo se tornou uma das estratégias internacionais para “adotar” um grupo étnico. Essa adoção é bem parecida com aquela feita quando uma família adota uma criança e compromete-se a ajudá-la a tornar-se madura. Qualquer cristão ou grupo de cristãos pode adotar um grupo não-alcançado. Você pode adotar como uma igreja, como um grupo dentro da igreja, um grupo de estudos bíblicos, uma família, um indivíduo, etc.

Talvez a adoção mais forte é aquela feita por uma igreja que trabalha com missões até que o grupo que escolheram seja alcançado.

Quando você escolher um grupo étnico, você pode descobrir quem mais se compromissou com o mesmo grupo. Geralmente há indivíduos, igrejas, e missões trabalhando juntos em uma “aliança de grupo de pessoas” que pode ajudar você a encontrar um papel efetivo no trabalho. Aqueles que adotarem um grupo de pessoas se encarregarão para que igrejas sejam começadas no grupo e para que o grupo tenha a Bíblia (o “mapa oficial”) na sua própria língua. Quando a igreja puder evangelizar seu próprio grupo sem ajuda, então o grupo é considerado “alcançado.”

Se você quiser participar do plano eterno de Deus de redimir pessoas de todos os grupos étnicos, comece com um grupo não-alcançado. Inicialmente a sua “tarefa” será orar. Para conhecer o seu grupo adotado você pode pesquisar sobre eles ou até visitar a terra deles. Talvez você possa até incentivar outros a se unirem a sua visão (sua igreja, grupo de oração,

  

amigos da universidade, família, etc.) ou possa patrocinar ou angariar fundos para conseguir maiores recursos para seu grupo adotado. Algumas pessoas vão como voluntários, missionários, ou ajudam outros a irem.

Olhando de longe, todos os rebanhos podem parecer iguais. Se existem 10.000 grupos não-alcançados que precisam de você, como fazer para escolher um?

B. Considere Adotar um Grupo de Outra Religião

1. ISLAM. Metade dos indivíduos não-alcançados são mulçumanos. Incrivelmente para cada milhão dessas pessoas há menos de três missionários cristãos! Os mulçumanos são relacionados com a fé cristã pois são da linhagem de Abraão. Eles acreditam em Jesus como um grande profeta, mas não que Ele é o Filho de Deus que morreu na cruz e ressuscitou. Os mulçumanos, como os cristãos, estão compartilhando a sua fé para converter pessoas pelo mundo tudo. Eles proíbem outros mulçumanos de mudarem de religião e perseguem aqueles que mudam. Em vários países Islâmicos, as pessoas que se convertem a outras religiões são executadas.

Salaam! Meu nome é Ahmed. Sou “mulçumano”, um membro da comunidade Islâmica. Desde pequeno tenho aprendido através do nosso livro sagrado, o Alcorão, as cinco coisas que devo fazer para alcançar a generosidade de Deus. A primeira é recitar nossa confissão de fé: “Não há outro Deus senão Alá, e Mohamed é o seu profeta.” Devo orar cinco vezes por dia na hora certa e do jeito certo. Devo viajar para nossa cidade santa, Mecca, na Arábia Saudita uma vez durante a minha vida. Todo ano devo participar do “Ramadan” que são quatro semanas de jejum e oração.

Também devo dar aos pobres. Se eu fizer tudo isto, Alá ficará feliz. Espero ser bom o suficiente para Deus.

2. HINDUÍSMO. A maioria dos hindus mora no sul da Ásia. Eles adoram milhões de deuses e a sua religião mantém 13% da população mundial nas trevas. Há 2.700 grupos hindus não-alcançados que precisam conhecer Jesus Cristo para serem libertos para luz.

Oi, meu nome é Poona. Todo meus parentes e eu praticamos o hinduísmo que tem milhões de deuses diferentes. Minha família vai ao templo fazer orações e deixar oferendas para os deuses mais poderosos: Brahma (o criador), Vishnu (o protetor), e Shiva (o destruidor). Também temos um santuário na nossa casa para vários deuses, para que possamos adorálos através de oferendas de comida, de incenso e de orações. Quando eu morrer, dependendo das minhas atitudes durante a vida, minha alma reencarnará na forma de outro humano ou de um animal. Eu tento seguir nossa lei eterna e adorar os deuses para que minha próxima vida seja melhor. Queria ser liberta desse ciclo de morte.

3. RELIGIÃO CHINESA. Uma de cada cinco pessoas deste planeta vive na China, um país com várias culturas diferentes. A China foi uma dinastia que teve como religiões iniciais o Taoísmo e o Confucionismo, até a chegada da civilização ocidental por volta de 1800. Depois de anos de lutas, o Comunismo passou a controlar a China, tendo como seu líder o Mao Tse-Tung.

Meu nome é Ming Wah e sou Chinesa. Na escola usam o Pequeno Livro Vermelho para me ensinar o que Mao Tse-Tung dizia. Entendo que meu país é o maior na Terra, e que conseguimos isso através da harmonia e da ordem. Trabalhamos duro para o bem de todos. Dizem que não existe Deus, mas em segredo, pergunto-me se isso é verdade. Quando faço perguntas, sou castigada, então não pergunto mais. Devo respeitar os mais velhos e os meus líderes.

4. BUDISMO. O centro do Budismo está localizado no Tibet. Muitos budistas praticantes misturam elementos de religiões chinesas tradicionais. Geralmente são poucos os que se convertem do budismo para o cristianismo, conteúdo a Coréia do Sul provou que é possível, pois as maiores igrejas cristãs do mundo estão localizadas lá. Hoje ainda existem cerca de 1.000 grupos budistas não-alcançados.

Olá, meu nome é Yuyen e sou budista. Contam-me histórias sobre os grande homens, a quem chamamos Buda, ou “os iluminados,” para aprendemos mais sobre as verdades nobres e os ensinamentos deles. Não creio que temos almas, somente corpos com sentimentos, idéias e pensamentos. Tento encontrar esses, através da meditação, para que eu seja mais calmo e sábio. Minha família vai ao templo deixar oferendas para Buda. Às vezes me pergunto se faz alguma diferença.

5. ANIMISMO. Esta é uma religião praticada pelos povos indígenas. Os animistas acreditam que os espíritos vivem em objetos. Há cerca de 2.000 tribos não-alcançadas espalhadas pelo mundo todo. Muitas das tribos nãoalcançadas moram em locais de difícil acesso e falam línguas raras. Felizmente a maioria tem demonstrado interesse em Cristo e muitos missionários estão tentando alcançá-los.

Meu nome é Kimu. Algumas tribos são nômades e mudam de um local para outro levando seus rebanhos consigo, mas a minha tribo fica só em uma área onde plantamos jardins e criamos animais para sustentar nossas famílias. Nossa religião é tão velha quanto a Terra. Nós temos que agradar os espíritos bons e maus que vivem ao nosso redor, se não coisas ruins acontecem. Minha filha ficou muito doente porque ela bebeu água do rio durante a lua cheia. O pajé me ajudou a agradar o rio; para isto, tive que dar uma oferenda

do cabelo da minha filha e dizer certas palavras. Minha filha ainda está doente. Queria encontrar o grande Deus Criador sobre o qual meus ancestrais falavam, mas não sei como.

6. OUTRAS RELIGIÕES. Nesta “categoria” se encontram várias religiões diferentes, incluindo também aqueles que são ateístas ou não tem religião. Os judeus, os xintoístas, e os sikhs são exemplos de outras religiões que fazem parte dessa categoria.

C. Considere Adotar um Grupo de uma das Regiões Geográficas do Mundo

1. África do Norte e Oriente Médio: Desde o Saara até a região fértil do Rio Nilo e terras sagradas, a vida diária desta área é entrelaçada pelas suas religiões antigas. O Oriente Médio é o local onde surgiram o islamismo, o judaísmo, e o cristianismo, e todos dizem que Abraão é o seu “pai.” Hoje, quase todos os moradores dessa região são mulçumanos; outros, na África do Norte aderem as religiões tradicionais ou a uma mistura dessas duas religiões. As reservas de petróleo e os conflitos contínuos dessa área a mantém no centro das notícias mundiais.

2. África, sub-Saara: Uma terra antiga onde o cristianismo tem crescido e o reavivamento tem se espalhado. Mas ainda há várias tribos que seguem as práticas religiosas animistas dos seus antepassados ou a religião islâmica dos comerciantes que passaram pelas suas terras. Essa terra tem problemas político, pobreza extrema e AIDS.

3. Américas: Uma terra colonizada por cristãos, mas até hoje existem tribos que ainda não têm uma igreja local ou a Bíblia na sua própria língua. Essas pequenas tribos são separadas do Evangelho por terrenos acidentados, por línguas diferentes e pela desconfiança, acumulada através dos anos em que pessoas os exploraram.

4. Ásia e o Pacífico: A Ásia é a região mais populosa do mundo. Todas as religiões principais se encontram aqui, e muitas também foram fundadas aqui. É onde a maior parte dos grupos não-alcançados se encontram. É uma multidão de culturas e línguas; é antiga e moderna; é um centro industrial produtivo, contudo continua sendo um local de pobreza. O Pacífico, ao contrário da Ásia, é na maior parte uma região cristã, e já que muitos missionários vão para lá, há somente alguns grupos ainda não-alcançados.

5. Eurásia: Esta região já foi comunista, e se chamava União Soviética (USSR). Mais de 1.000 anos de conquistas, opressões, e migrações fez parte de sua história. Foi governada por persas e depois por gregos, hunos, turcos, árabes, e chineses que chegaram lá através da rota comercial chamada “Estrada da Seda”. O império Mongol também conquistou esta região. No século 19 a Rússia dominava a Eurásia. A União Soviética foi desmembrada, e em 1991 os “Estados” da União declararam independência.

6. Europa: Ateísta, “pós-cristã”, e islâmica. A Europa sempre foi uma região rica em culturas não só de seus ancestrais, mas também de muitos imigrantes vindos da África, da Ásia, e do Oriente Médio. Muitos desses imigrantes vieram dos grupos menos alcançados.

Atividade: Leia as declarações abaixo e adivinhe de que região do mundo elas são. Escreva o nome da região logo abaixo de cada uma.

D. Escolher um Grupo com o qual me Comprometerei

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (Tiago 1:5)
Medite sobre as seguintes áreas:

1.Oração: A oração não só é uma boa idéia, mas, como parte essencial, também determina o seu envolvimento no plano de Deus. Durante o tempo que você passa orando e intercedendo, Deus parece te fazer lembrar de um determinado país, grupo religioso, ou grupo étnico? Talvez seria bom parar agora para pedir que Deus te ajude a escolher um grupo não-alcançado.

Ore: Querido Jesus, muito obrigado por permitir que eu faça parte do Teu trabalho aqui na terra. Quero que todas as pessoas tenham a oportunidade de Te conhecer. Eu quero ajudar. Ajude-me a encontrar um grupo não-alcançado e outros cristãos comprometidos para trabalharem comigo. Que Teu nome seja glorificado no mundo todo, amém.

2. Conexões locais: Há um grupo étnico que fique perto ou na sua comunidade? No seu local de trabalho? Na sua escola? Você tem amigos ou conhece missionários que já estão trabalhando em outro país ou com um grupo de pessoas? Talvez sua igreja já tenha escolhido um grupo e você poderia ajudá-los a alcançá-los.

3. Preferências estratégicas: Você pode pensar em adotar um dos maiores grupos não-alcançados (com mais de 1 milhão de pessoas) ou um dos grupos “esquecidos” onde poucos estão trabalhando. Veja o apêndice B. Para ver uma lista de alguns grupos.

4. Seus interesses pessoais: O seu interesse é cativado por notícias sobre certas partes do planeta, grupos étnicos, ou religião? Você já viajou para outros países ou regiões onde possa ter pessoas não-alcançadas?

5. Conexões históricas, políticas, ou econômicas: A sua nação tem ligações históricas com outra cultura? Por exemplo, o Brasil foi uma colônia portuguesa e fala a mesma língua que algumas das outras antigas colônias portuguesas, como Moçambique e Angola. Talvez o seu país tenha ligações políticas ou econômicas com uma nação onde outras pessoas têm dificuldade de ingressar. Por exemplo, Os egípcios podem entrar facilmente na Líbia, enquanto pessoas de outras nações não podem.

6. Considerações sociais: Você prefere estar envolvido com um ambiente rural ou urbano? Entre ricos ou pobres? Há algum trabalho de campo com o qual gostaria de estar envolvido?

Ore: Pai, peço que fales comigo agora. Meu entendimento sobre o mundo é limitado, e o Teu não. Peço que me ajudes a escolher a parte do mundo onde Tu gostarias que eu me envolvesse - quer seja familiar ou não para mim. Estou ouvindo.

Atividade:


Depois de orar e ouvir, escreva:

1. O nome da religião que possa ter vindo a sua mente:
_______________________________________

2. O nome da área geográfica sobre a qual você está pensando:
______________________________________________

3. Finalmente escreva os nomes de igrejas ou missões que você já conhece ou que poderia contatar para pedir informações sobre como você pode trabalhar para alcançar grupos não-alcançados:
_______________________________________________
_______________________________________________

E. Envolva-se

Se todos nós participarmos da tarefa de levar o Evangelho aos nãoalcançados, rebanhos de ovelhas atravessarão a ponte antes que percebamos. Nosso Grande Pastor não está “querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.” (II Pedro 3:9)

“Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

A vontade de Deus é que todos os grupos de pessoas ou “rebanhos” tenham a oportunidade de ouvir sobre Jesus, de acreditar, de se arrepender e de experimentar o perdão dEle. Ele nos escolheu e nos mandou ir procurar os que estão perdidos. Cerca de 10.000 grupos étnicos nunca tiveram a oportunidade de conhecer Jesus Cristo.

Se você já limitou a sua busca a uma região geográfica ou religião, seu próximo passo é procurar oportunidades de trabalho nesses lugares que ajudarão os grupos nãoalcançados dessa região e/ou religião. Talvez você tenha que pesquisar na internet (se tiver acesso), na biblioteca, ou tenha que escrever para diversas organizações pedindo conselhos e buscando saber quais opções eles sugerem. Preencha o formulário abaixo e mande-o para o endereço que está escrito abaixo (ou mande a mesma informação via e-mail para receber uma resposta mais rápida).