M ó d u l o   2 :
Últimas Palavras

Pense um pouco sobre sua família e seus amigos. O que você diria a eles se você soubesse que a próxima vez que os visse seria a última vez que você os veria nesta terra… o que você diria a eles? Quais seriam os conselhos que você deixaria para eles?

Cada um de nós falaria alguma coisa diferente, mas todos nós iríamos querer falar com sabedoria. Diríamos coisas que fossem importantes para nós.

         

Mais de 2000 anos atrás, Deus veio para a terra em forma de homem. Ele teve uma família e amigos. Depois de ser crucificado, enterrado e ressuscitar, Ele os visitou sabendo que estava preste a deixar a terra e ascender ao céu. Quais foram as últimas palavras que Jesus Cristo falou a eles, e para todos nós que o seguimos? Concordam que foram palavras importantes? Essa foi a última vontade falada por Jesus Cristo aos seus discípulos e para nós.

De acordo com o livro de Marcos, Jesus disse, “Vão pelo mundo todo e preguem o Evangelho a todas as pessoas.” (Marcos 16:15)

O apóstolo Mateus escreveu que Jesus disse, “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo que eu lhes ordenei.” (Mateus 28:19,20)

E finalmente, no livro de Atos, Jesus disse, “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem O encobriu da vista deles.” (Atos 1:8,9)

Se você soubesse que iria partir para sempre, faria sua
palavras valerem a pena.
Jesus fez.

As últimas palavras de Jesus são conhecidas como a “Grande Comissão”. Na verdade estão repetindo o propósito eterno de Deus que foi revelado primeiro a Abraão e continuou sendo revelado no restante da Bíblia – os propósitos de levar as Boas Novas sobre Jesus Cristo para todas as nações do mundo. Então poderíamos chamar as últimas palavras de “Grande recomissão”.

Nas versões modernas do Novo Testamento, a palavra “nações” vem da palavra Grega “ethne,” que significa grupos étnicos – não nações ou países. A Grande Comissão poderia ser escrita da seguinte maneira, “Vá e faça discípulos de todos grupos étnicos.” Há quase 24.000 grupos étnicos no mundo hoje. É a vontade de Deus que todos os grupos étnicos venham a conhecê-Lo.

        

Já faz 2000 anos desde que Jesus Cristo nos mandou IR pelo mundo e levar as Boas Novas para todos os grupos étnicos. Nós fizemos isto?

A. Como Estamos Hoje

Se usássemos 10 pessoas para representar a população do mundo, ficaria assim:

Quando Deus nos disse para fazermos discípulos de todas “ethne,” ou grupos étnicos, Ele nos deu uma boa “estratégia.” Cada grupo étnico é único, e cada igreja começada entre eles também será. A identidade cultural geralmente basea-se na língua, no local de nascimento, na herança familiar, nos níveis sociais, nas ocupações e na educação. Para que a bênção de Deus seja espalhada de uma maneira efetiva entre um grupo étnico, é necessário que haja uma igreja nele que possa evangelizar as pessoas e discipulá-las.

Reflexão pessoal: A qual grupo étnico você pertence? Quantas pessoas de outros grupos étnicos você conhece pessoalmente? Quais são algumas coisas que as tornam diferentes de você? Elas falam e se vestem de uma maneira diferente, ou comem outras comidas? Examine a sua atitude em relação às pessoas que são diferentes de você. Essa atitude reflete a natureza de Deus?

Atividade: A melhor forma de aprender sobre outras culturas é através da experiência, e não só através de livros ou revistas. Olhe ao seu redor e pense nos lugares onde você mora, brinca, faz compras e come. Quais oportunidades você tem de conhecer pessoas de outras culturas? Faça um esforço para tornar-se amigo daqueles que não fazem parte do seu grupo étnico.

Se olharmos atentamente para a divisão da população mundial dada acima, veremos que há sete nãocristãos para cada cristão compromissado a evangelizar (porque não podemos depender dos cristãos nominais). Isso significa que se cada cristão compromissado levasse sete não-cristãos ao Senhor, nós terminaríamos a tarefa de evangelizar o mundo!

   

Mas espere um pouco. Pensando bem, por que não é tão simples assim?

Cada Cristão compromissado pode chegar a encontrar quatro não-cristãos no seu próprio grupo étnico e levá-los ao Senhor. Mas será muito mais difícil compartilhar o evangelho com três não-cristãos de outros grupos étnicos. Várias barreiras têm que ser superadas para que isto possa acontecer.

B. O que Impede os Não-alcançados de Conhecerem a Jesus

Os não-alcançados, não são alcançados por alguma razão. Você se pergunta por quê nesses tempos modernos de computadores e jatos, 30% das pessoas na terra ainda não conhecem Jesus Cristo? Como é que a “Coca-Cola” alcançou quase todos grupos de pessoas na terra em menos de 100 anos, e os evangélicos não conseguiram fazer isto em 2000 anos?

   

Algumas das respostas para essas perguntas são óbvias, outras não. Algumas dessas pessoas moram em terras remotas, ou só falam a sua própria língua e não têm as Escrituras ou nenhum material evangelístico disponível. Muitos países não têm liberdade religiosa; as pessoas são proibidas por lei (às vezes a penalidade é a execução) de mudar de religião. E claro, como em qualquer cultura, as pessoas podem suspeitar de novas idéias, crenças diferentes, ou qualquer outra mudança.

Também há outras razões pelas quais os não-alcançados estão sem igrejas. Algumas pessoas não estão envolvidas com as pessoas não-alcançadas ou com sua situação política, mas estão envolvidas nisto - nos 10% da população de cristãos compromissados. O desinteresse cristão poderia muito bem ser um dos maiores impedimentos para a dissipação do evangelho. Talvez tenha sido esse tipo de desinteresse que levou Jesus a derrubar as mesas dos vendedores e cambistas que estavam dentro do templo em Jerusalém, e dizer, “Não está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos?’ Mas vocês fizeram dela um ‘covil de ladrões’” (Marcos 11:17)

O desinteresse é a razão pela qual muitas igrejas já não oram mais pelas necessidades de todas as nações. Nós roubamos a Deus quando não abençoamos as nações usando o que Ele nos deu. Outras coisas que impedem a dissipação do Evangelho são a falta de oração e a falta de generosidade dos cristãos.

Jesus disse que a seara é imensa, mas os trabalhadores são poucos (Mateus 9:37). A falta de trabalhadores cristãos para pregar o Evangelho das Boas Novas para os nãoalcançados é um grande problema. A maioria dos cristãos se tornou um seguidor de Jesus porque alguém lhes contou as Boas Novas de um Deus que os ama muito e que deu Seu único Filho para morrer pelos pecados da terra. “Pessoas contando a outras pessoas” é o plano de Deus.

C. A Má Distribuição

Enquanto é necessário que os trabalhadores cristãos atravessem as barreiras culturais para compartilhar o Evangelho com os não-alcançados, somente 2% dos missionários cristãos vão pregar a pessoas não-alcançadas. E o restante - 98% - prega para pessoas alcançadas.

Infelizmente, os fundos usados para espalhar o Evangelho são divididos da mesma forma. Somente 2% de todo dinheiro usado para missões vai para o trabalho com os nãoalcançados, enquanto 98% são usados com pessoas que já têm uma igreja.

98% de missionários cristãos
98% do dinheiro para missões
2% dos missionários
2% do dinheiro para missões

É justo, nós ouvirmos o Evangelho de novo, e de novo,
e de novo, enquanto bilhões de pessoas nunca
o ouviram sequer uma vez?

Reflexão pessoal: Jesus usou suas últimas palavras para desafiar seus discípulos para irem pregar as Boas Novas. Aqueles que o ouviram o obedeceram. Eles pregaram a outras pessoas. Pessoas têm pregado a outras nos últimos 2000 anos. Alguém te contou sobre as Boas Novas e agora você é um cristão. Você já contou a alguém sobre Cristo e o que Ele fez por você? Você já convidou alguém para um encontro evangelístico? Você já orou por missões transculturais?

Ore: Senhor, quero obedecer as suas últimas palavras – de pregar o Evangelho a todas nações. Por favor, retire as barreiras que impedem os outros de Te conhecerem. Eu também oro pedindo por mais recursos e mais pessoas para pregar as Boas Novas para os não-alcançados. Que a sua Igreja seja estabelecida no mundo inteiro. Amém.

D. A “Brecha” e a Sua Reação

Deus está procurando alguém que “…se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra.” (Ezequiel 22:30)

Há uma grande “brecha” entre o lugar onde existe a Igreja Cristã (entre 14.000 grupos étnicos alcançados) e a vontade de Deus de que seu reino seja estabelecido em TODA terra. A brecha é real; é formada por 10.000 grupos de pessoas não-alcançadas, sem ninguém para compartilhar o Evangelho com eles.

     

A brecha diminui um pouco quando um grupo de pessoas é alcançado (isto é, há a formação de uma igreja que pode evangelizar o restante dos membros do grupo sem precisar de ajuda). A Grande Comissão de Jesus é um comando para acabar com essa brecha. Ainda há muitos que não ouviram a mensagem das Boas Novas do amor de Deus por eles. O único jeito de eles ouvirem essa mensagem é através do trabalho dos cristãos para fechar a brecha, através da pregação do Evangelho.

Os cristãos reagem de formas diferentes à brecha. Mesmo que todos nós tenhamos vindo dessa brecha, alguns cristãos rapidamente esquecem que ela existe. Outros a ignoram para satisfazerem os seus próprios desejos. Mas ainda há aqueles que estão cientes da brecha e se preocupam com ela, porque eles sabem que Deus também se preocupa.

Os cristãos comprometidos se importam com os nãoalcançados porque Deus se importa também. Eles estudam os acontecimentos do mundo. Eles oram. Eles agem.

Reflexão pessoal:
Eu entendo que é vontade de Deus que todas as nações O conheçam?

Estou disposto a me unir a Deus a outros cristãos comprometidos para levar o Evangelho aos outros?

Há muito trabalho para nós fazermos, mas com certeza iremos alcançar o restante dos grupos não-alcançados. Esta prescrito no último livro da Bíblia:

“Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz: ‘A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro.’” (Apocalipse 7:9,10)

    

Nesta cena, membros de todos os grupos de pessoas do mundo estão adorando diante do trono de Deus. Esse é o propósito das missões mundiais: que todas as pessoas no mundo sejam levadas a Deus através de Jesus e que O adorem.

Se você tiver um globo ou um mapa, pegue-o, olhe para ele e ore:

Senhor, obrigado por me deixar ciente da necessidade da pregação do evangelho para as pessoas não-alcançadas. Por favor, desperte em mim Tua preocupação pelos nãoalcançados. Ajude-me a me importar mais com o que é importante para Ti. Dê-me coragem para agir e ser parte dos Teus propósitos. Eu quero fazer diferença. Em nome de Jesus, amém.

Atividade: Se você estiver pronto para pregar o Evangelho aos não-alcançados, junte-se a outros que fizeram o seguinte compromisso. Assine-o e pendure-o na sua casa ou cole-o na contra-capa da sua Bíblia para que você seja lembrado do seu compromisso.

[Adaptation et traduction de la fiche de promesse établie par le International Student Consultation on Frontier Missions, Edimbourg, Ecosse, novembre 1980.]