M ó d u l o   I :
O Plano Eterno de Deus

Do início ao fim da Bíblia Deus revela o Seu plano. Em Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, nós aprendemos sobre a criação da terra e tudo que nela há - como Deus criou o homem para andar com ele em comunhão. Também aprendemos como o homem traiu a Deus e pecou contra Ele. Lemos a história de como o pecado e a maldade do homem quase levaram a humanidade a ser destruída completamente. Mas, de uma das famílias justas que sobreviveram, veio um homem chamado Abraão, e a este homem Deus revelou o Seu plano eterno.

A. O Plano Revelado a Abraão.

Gênesis 12:1 –4a :
“Então o Senhor disse a
Abrão: ‘Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados. Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor…”

1. O que Deus mandou Abraão fazer?
2. Quais foram as bênçãos prometidas a Abraão?
3. Qual era o propósito de abençoar Abraão?
4. Como Abraão obedeceu a Deus?

Mais tarde Deus repete as bênçãos e os Seus propósitos para Abraão e também faz uma promessa a ele. (Gênesis 22:15-18). É interessante, como Ele repete essa promessa ao filho de Abraão, Isaque (Gênesis 26:3-5). E de novo a Jacó, neto de Abraão (Gênesis 28: 12-15).

Repetindo a promessa, Deus enfatiza a importância da mensagem e mostra que esse é o plano dEle para cada uma das gerações.

Deus mandou Abraão fazer algo. Deus prometeu bênçãos a Abraão e depois contou a ele o propósito e a benção deste comando: que todos habitantes da terra também seriam abençoados. Abraão o obedeceu.

    

B. A Ordenança de Deus

Através de uma visão, Deus mostrou a Abraão outro país, um reino maior, e lhe ordenou ir a essa terra que lhe seria mostrada. Fazer isto significava deixar sua casa e tudo que lhe era conhecido para receber o que nunca tinha visto antes, mas esse chamado tinha um propósito eterno.

Claro que Deus amava muito a Abraão. Deus o criou. Ele não pediu para Abraão fazer algo ruim ou que lhe faria mal. Já que Deus vê e entende tudo, sabia o que era melhor para Abraão e para a humanidade. Abraão estava disposto a confiar em Deus e obedecer-Lhe. Nós também temos que confiar em Deus. Quando Deus nos pede para fazer alguma coisa, nós podemos ter certeza de que é para nosso bem. Deus é bom - todo o tempo.

Santificar-se, na verdade significa “separar-se” para Deus. Quando você se tornou um cristão pediu que Deus o perdoasse pelos seus pecados contra Ele, e também entregou a sua vida a Ele. Nesse momento você deixou o pecado e o seu egoísmo; você se santificou para Deus. Então, será que Ele tem o direito de usar a sua vida como deseja, já que você a deu para Ele?

Será que seu Deus pode pedir que você se abstenha de coisas que não são pecaminosas ou egoístas para completar os propósitos que tem na sua vida e seu plano eterno (como Ele fez com Abraão)?

Deus o ajudará a fazer o que Ele te pede. Nosso Rei tem um propósito eterno - um plano para o mundo inteiro. Ele mostrou a Abraão a parte que cabia a ele no plano. E Ele também tem uma parte para você. Deus te ama muito e tem um plano maravilhoso para a sua vida. Pois Deus tem um plano para cada pessoa.

Se quiser, ore: Senhor, obrigado por me amar e por me ajudar a confiar que o que Tu fazes acontecer é para o meu bem, mesmo se muitas vezes eu não entendo como. Eu quero ser parte do Teu plano eterno. Eu me separo do pecado, de desejos egoístas, e de qualquer outra coisa que me afasta da Tua vontade. Mostre-me a visão que Tu tens para a minha vida.

C. A Bênção

O Senhor disse para Abrão que faria dele uma grande nação, que iria abençoá-lo, e usá-lo para abençoar todas as nações. Você pode imaginar como deve ter parecido loucura, quando Abrão, um homem de 90 anos, sem filhos, contou aos seus parentes essa promessa e partiu? Como ele poderia estabelecer uma nação sem ter filhos? Como ele e sua esposa poderiam tê-los com esta idade?

Porém, Deus falou para Abrão que seus descendentes seriam numerosos como a areia e as estrelas, e ele acreditou.

Deus até mudou o nome de Abrão para Abraão, que significava “pai de muitas nações”. As pessoas podem ter rido dele, mas ele tinha uma visão; e tinha em Deus.

Abraão foi abençoado porque tinha um relacionamento pessoal com Deus, que lhe disse “Eu serei o seu Deus.” Ele perdoou os pecados de Abraão e “o justificou pela fé”. Abraão demonstrou sua fé acreditando em Deus e obedecendo-Lhe.

Em Gênesis 22:18, Deus diz a Abraão, “…e, por meio dela (descendência), todos os povos da terra serão abençoados.” Através de um dos descendentes de Abraão, nossos pecados seriam perdoados e poderíamos voltar a ter um relacionamento com Deus. Mais tarde no livre de Gálatas (3:16), Paulo revela que esse descendente é Jesus Cristo! Jesus é o cumprimento do plano de Deus conhecido em Gênesis.

A história comprovou que a família física de Abraão se ramificou em várias grandes nações, mas a sua herança não foi à nação de Israel (ou a de seus filhos). A Bíblia deixa claro que Abraão é o pai de todos os que crêem (Gálatas 3:7). Então, nós sendo sua família espiritual somos a sua herança! A “grande nação” que Deus prometeu a Abraão agora chega a mais de dois bilhões de cristãos, e todos nós somos herdeiros das promessas feitas anos atrás.

D. O Propósito das Bênçãos

Por que Deus abençoou Abraão, e por que Ele nos abençoa? Em Gênesis 12 Deus diz a Abraão que o propósito é:

“Todas as pessoas na terra serão abençoadas através de você”

As bênçãos são parte da natureza de Deus, e a esperança dEle é que nós façamos parte do seu plano eterno. Esse plano é levar a mensagem de Jesus Cristo para todas as nações do mundo.

Atividade: Ore e peça a Deus para revelar os seus propósitos para você. Depois escreva as seguintes escrituras:
Salmo 67:2 e 7
Isaías 49:6
Daniel 7:14
Romanos 1:5
Romanos 16: 25-27
I João 2:1-2
Apocalipse 5:9

   

O desejo de Deus de abençoar todas as nações do mundo com certeza não é uma parte sem importância da Sua palavra. Quando Deus repete algo, significa que é importante! Lembre-se que há várias passagens na Bíblia que se referem a Sua vontade de que todas as nações O conheçam! Na verdade é um tema constante na Bíblia. Há uma variedade de termos que você pode verificar: “todas as nações”, “todas as raças”, “toda criação”, “toda criatura”, “todo joelho”, “toda língua” , “toda tribo”, “todos os gentios”,“o mundo todo”. Veja Apêndice A: a lista chamada “Todas as Nações” .

Ore: Senhor, peço que me dê um coração para todas as pessoas diferentes do mundo, especialmente aonde ainda não Te conhecem. Aumente a minha visão. Abençoe-me para que eu possa ser uma benção para aqueles que não conhecem a Jesus. Guarde meu coração do egoísmo. Ajude-me a Te agradar em tudo o que eu faço. Quero ser fiel. Amém.

E. Obediência a Deus

“Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor…”

Abrão tinha a escolha de obedecer ou não a Deus. Quando Deus disse para ele “partir”, foi o que Abrão fez. Deus trabalha em todas as situações para levar o homem em direção aos seus propósitos eternos. Porém, o homem tem liberdade de escolher se quer ou não obedecer a Deus.

Atividade: Pense sobre as seguintes perguntas e escreva três respostas para cada uma.

A razão mais nobre pela qual você deve obedecer a Deus é porque você O ama e quer alegrá-Lo e não entristecê-Lo. Outra razão é como agradecimento pela salvação que nos deu quando pedimos que Ele fosse nosso Deus e Senhor.

Deus é como um pai que nos adotou para fazer parte da Sua família e que nos abençoa generosamente. Ele não nos força a trabalhar nos “negócios da família”, mas Ele ficaria feliz se trabalhássemos.

1.O que nos impede de obedecer-lhe

[Jesus disse,] “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?”

Muitas coisas podem impedir você de fazer o que Deus lhe pede. Jesus explicou na parábola do semeador (Mateus 13:3-23) que a palavra de Deus poderia ser sufocada pelas preocupações do mundo, pelo amor às riquezas, superficialidades, ou pelo desejo de bem estar instantâneo, ou por termos um coração tão duro e despreocupado; a palavra de Deus é tirada de nós pelo maligno antes que entre em nossos corações.

     

Há muitas coisas que podem impedir os propósitos de Deus para sua vida se você permitir. Você pode ser impedido por opiniões e desejos de outros para sua vida, ou as suas próprias inseguranças, dúvidas, egoísmo, ou falta de podem afastá-lo do plano de Deus.

2. Benefícios pessoais

Quando nos obedecemos e abençoamos outros, somos mais abençoados. A Bíblia diz que é melhor dar do que receber. Também diz que aqueles que são fiéis com o pouco que recebem, receberão mais. Quando nós obedecermos a Deus seremos mais completos.

Já que fomos feitos para um propósito, sentimos um vazio dentro de nós quando não o cumprimos. E finalmente no céu, a cidade eterna de Deus, aqueles que são fiéis não só receberão a aprovação de Deus quando ele disser, “Bom trabalho, servo bom e fiel,” mas também receberão uma recompensa bem maior.

Atividade: Lembre-se das formas pelas quais Deus tem te abençoado. Você está refletindo a natureza de Deus, abençoando outros com o que você tem recebido? Mesmo sendo mais fácil abençoar pessoas da sua nação, você consegue pensar em maneiras de usar o que você tem para abençoar outras nações levando-as a conhecer a Jesus?

Ore: Senhor, sei que é da Tua vontade que todas as nações Te conheçam, e eu quero trabalhar contigo. Ajudeme a saber como fazer isso. Por favor, me dê a coragem e a determinação para Lhe obedecer. Guarde-me, por favor, das tentações que me afastam do Teu plano. Eu quero ter um impacto na eternidade. Amém.